terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Olimpo


Diariamente somos surpreendidos no pátio da faculdade por uma massa de turistas entretidos com suas câmaras. Curiosamente, a Universidade de Coimbra também é um dos pontos turísticos da cidade… E não só ela... a lente das câmaras estrangeiras estão sempre voltadas para os estudantes, os veteranos, que vestem uma farda preta chamado de Toga, o que me lembra Harry Potter, e desfilam pela cidade pregando praxe nos caloiros.
Meus olhos também estão direccionados para lá.
A Universidade é um grande compartimento, de estilo Clássico, que guarda todo o conhecimento do mundo. É incrível, existem arquivos raros e únicos espalhados pelas grandes estantes das inúmeras salas. As aulas são mágicas, e num piscar de olhos perco inúmeras informações. Estou sempre de olhos abertos, vidrados... nos livros, nas enciclopédias ambulantes, os grandes mestres...
Parece acontecer por aqui uma espécie de Renascimento Pós-Moderno, umas massa intelectual que compartilham conhecimentos secretos. Na aula de História da Fotografia, uma das quais mais me encanta, descobri que teremos acesso à originais obras do inicio da fotografia.... Daguerreotipos, câmaras escuras, caderno de anotações... Existem conteúdos que só tem acesso aqui.

_

Nenhum comentário: